Histórico da Educação a Distância na UFPEL
A inserção da UFPEL na EAD teve início com o credenciamento da instituição junto ao MEC, para atuar na modalidade do ensino a distância, a partir do projeto de curso de Graduação em Matemática, Licenciatura a Distância, apresentado em resposta à Portaria/MEC nº 4.420, publicada no Diário Oficial da União de 04/01/2005. A experiência vivida pela UFPEL frente ao planejamento, à organização das práticas pedagógicas, à produção de material didático e à execução das atividades do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância contribuiu decisivamente para o início da necessária discussão e aprofundamento da EAD no âmbito da universidade.
Na sequência, por ocasião do Edital de Seleção nº 1/2005 SEED/MEC – de 20/12/2005 - com chamada pública para a seleção de pólos municipais de apoio presencial e de cursos superiores de Instituições Federais de Ensino Superior na modalidade de educação a distância para a UAB, duas licenciaturas foram apresentadas e aprovadas no referido Edital: Pedagogia e Matemática. A partir do Decreto 5800, de 08/06/2006, que institui o Sistema UAB como política pública, acrescido a elementos extraídos da cultura local mobilizada em função dos cursos já aprovados, mais dois Cursos de Licenciaturas foram submetidos e passaram a integrar o Sistema UAB: Letras – Espanhol; Educação no Campo. Atualmente, conta-se com a parceria de 38 pólos municipais: 35 pólos no Estado do Rio Grande do Sul; 02 pólos no Estado do Paraná e 01 pólo no Estado de Santa Catarina. A rede totaliza, nas licenciaturas ofertadas, um contingente de cerca de três mil estudantes, 38 coordenadores de pólos e aproximadamente 250 atores envolvidos com a docência em suas diferentes funções e atribuições no âmbito dos cursos oferecidos. Neste primeiro semestre de 2010, será realizado um novo processo seletivo que disponibilizará 3760 vagas, destinadas aos quatro cursos de licenciatura a distância oferecidos pela UFPEL, que são: Matemática, Pedagogia, Letras – Espanhol e Educação no Campo.
Além dos cursos de graduação, a instituição também oferece o Curso de Especialização em Gestão de Pólos, como forma de qualificar e valorizar as práticas administrativas, técnicas e pedagógicas desenvolvidas nesses espaços sócio-educativos. Com o desenvolvimento deste Curso de Especialização, busca-se contribuir com a formação continuada de um número expressivo de professores pertencentes às redes públicas de educação e atuantes como professores/tutores em cada um dos pólos parceiros.
Diante desse contingente, a UFPEL vem desempenhando um importante papel na interiorização da educação superior, contribuindo para o debate sobre a dimensão estruturante da EAD no que concerne à inclusão social e ao desenvolvimento tecnológico. Destaca-se, ainda, a proposta da UFPEL em trabalhar a EAD como fator desencadeador da sustentabilidade social, econômica, ética e cultural do Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário